A quarta edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” realizada pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Pará), com apoio do Governo do Pará, será lançada no dia 28 de agosto próximo, em Santarém, na região oeste do Estado.

O prêmio visa reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais e amadores da comunicação e do turismo que tenham trabalhos publicados no período de 1º de agosto de 2016 a 1º de novembro de 2017 e que estejam de acordo com os critérios do regulamento. O período para inscrição das publicações será de 1º de setembro a 1º de novembro deste ano.

Nesta edição de 2017, o concurso é direcionado para três categorias: profissional, #meubempará e universitários. “A grande novidade desta edição é a inserção da categoria ‘universitários’, onde os estudantes do curso de comunicação poderão inscrever seus trabalhos acadêmicos, de estágio ou de livre publicação”, destaca Isa Arnour, presidente da Abrajet-Pará.

Na categoria profissional direcionada a jornalistas e fotógrafos especializados em turismo serão escolhidos cinco vencedores que concorrerão nas seguintes subcategorias:  “Jornalismo Impresso”, “Jornalismo On Line”, “Radiojornalismo”, “Telejornalismo” e “Fotojornalismo”. O primeiro colocado em cada subcategoria receberá a quantia de R$ 7 mil reais cada.

Já na categoria “#MeuBemPará”, de concorrência geral, isto é, voltada aos profissionais da área de turismo, assim como internautas de quaisquer áreas de atuação, independentemente de formação, bastando apenas que atue na divulgação do turismo do Estado do Pará nas mídias sociais, serão premiadas cinco imagens, onde cada vencedor vai receber R$ 1 mil reais. Na categoria “universitário” podem concorrer os acadêmicos do curso de jornalismo que poderão inscrever seus materiais seguindo as mesmas subcategorias do profissional.

A realização do IV Prêmio de Jornalismo em Turismo é da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (ABRAJET/Pará), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), da Secretaria de Estado de Comunicação do Pará (SECOM), da ABRAJET/Nacional e do Sindicato dos Jornalistas do Pará (SINJOR/PA).

Serviço:

IV Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis

Lançamento: 28 de agosto de 2017, no evento Publicom Santarém.

Inscrições de materiais: 01 de setembro de 2017 a 01 de novembro de 2017.

Premiação: 15 de novembro de 2017, em evento Publicom Belém.

Informações: (91) 98152-2882

E-mail: abrajetpara@gmail.com

Site: www.premiodejornalismo.pa.gov.br

 

Histórico

O Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” teve sua primeira edição lançada em 2006, sendo instituído conjuntamente pela Companhia Paraense de Turismo (PARATUR) e pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (ABRAJET/Pará), com apoios da ABRAJET/Nacional, da Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Pará (CCS) e dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP).

Entre o final de 2012 e início de 2013 houve o lançamento da segunda edição do prêmio. Apesar do lapso temporal de quase seis anos, os parceiros permaneceram unidos na missão de fortalecer o turismo como atividade econômica. Essa edição se inspirou no Plano “Ver-O-Pará”, plano estratégico de turismo, que deu as diretrizes do regulamento e premiação com foco no desenvolvimento sustentável da Amazônia paraense.

A terceira edição ocorreu em 2016. Essa edição comprovou que o prêmio já tem notoriedade no meio específico, em razão do alcance público demonstrado pelas estatísticas do certame. A comissão organizadora do prêmio recepcionou 672 trabalhos para inscrição – quando a meta imposta foi de 200 trabalhos –, com a participação de 234 concorrentes de 12 Estados brasileiros. Detalhando esses números tem-se 522 trabalhos inscritos na categoria #MeuBemPará, destinada a todas as classes de participantes, e 150 trabalhos inscritos distribuídos nas categorias destinadas exclusivamente a profissionais. A realização foi da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Secretaria de Comunicação (Secom) e Abrajet/Pará, com apoio da Abrajet/Nacional, Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor/PA), OS Pará 2000 (administradora da Estação das Docas e Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA), com patrocínio do BANPARÁ.

 

Homenagem

O Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” presta homenagem a Joaquim Marques dos Reis, nascido em Vilar Torpim, Portugal, pioneiro tanto no segmento turístico do Estado do Pará, como também no jornalismo especializado, tornando-se uma das personalidades mais importantes para o turismo paraense.

Aos 14 anos, já residente em Lisboa, embarcou no navio “Anselmo” com a finalidade de atravessar os mares em busca de um novo mundo. A chegada em Belém do Pará aconteceu em 26 de novembro de 1936. Foi idealizador da Viagem da Primavera, que levou o primeiro grupo de turistas do Pará a Lisboa. Em 1960 recebeu o reconhecimento do governo português pela intensa divulgação que promovia naquele país, que lhe condecorou com a Ordem do Infante Dom Henrique. Após algumas viagens idênticas, recebeu uma notificação da IATA (órgão internacional que regulamenta o funcionamento das companhias aéreas), a qual o alertava de que viagens desse porte deveriam ser feitas por uma agência de viagens. Assim, em 22 de agosto de 1962 nasceu a Lusotur, fazendo do comendador um empresário do turismo.

O comendador faleceu em 28 de novembro de 2001, porém deixou um grande legado na história do turismo paraense e de Portugal.