Jurados das Categorias: Jornalismo Impresso e Jornalismo On line

Lene Tavares

Graduação em Comunicação Social-Jornalismo (UFPA), Licenciatura em Letras (UFPA) e Especialização em Comunicação e Política nos Órgãos Públicos (Unama/EGP). Atuação profissional em Assessoria de Imprensa, reportagens e edição em mídia impressa, webjornalismo e radiojornalismo em empresas privadas e órgãos públicos: Diário do Pará, Rádio Nazaré, TV RBA, TV Record, Uepa, Funtelpa, Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Prefeitura de Ananindeua, Prefeitura de Belém. Atualmente é assessora de imprensa e redatora na Divisão de Comunicação Social da Câmara Municipal de Belém.

Nélio Palheta

Jornalista desde 1972. Atuou em jornal, televisão e assessoria de comunicação. Trabalhou em agência de propaganda, na área de Assessoria de Imprensa; atuou na Assessoria de Comunicação da Telepará (Grupo Telebrás) e Albrás-Alunorte (Vale do Rio Doce). Dirigiu os departamentos de telejornalismo da TV Liberal (Globo) e TV Cultura do Pará. No período de 1995 a 2006 trabalhou no Serviço Público presidindo a Imprensa Oficial do Estado, a Fundação de Telecomunicações do Pará; de 2003 a 2006 - foi o Coordenador de Comunicação do Governo do Pará. Atualmente, dirige a Xingu Comunicação, empresa de sua propriedade, que representa a Abril Comunicações no Pará e Maranhão. Executa projetos de consultoria em Comunicação e faz Assessoria de Imprensa.

Sheila Faro

24 anos de profissão. Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UFPA, 1995. Sheila Faro é presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará. É membro da Academia Paraense de Jornalismo e diretora da Abrajet – Associação Brasileira dos Jornalistas em Turismo. Foi Diretora do Sinjor – Representante do Sindicato dos Jornalistas do Pará na Fenaj. Exerceu a presidência do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará por dois mandatos (2008-2011 e 2011-2013). Foi Diretora Executiva da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj. Já trabalhou em TV, rádio e impresso, desempenhando funções de repórter, editora, locutora e produtora. Mas foi nas assessorias de Comunicação que ela onde atuou durante grande parte da sua vida profissional, como por exemplo, na OAB-PA, na Prefeitura Municipal de Belém, na Capitania dos Portos, na Companhia Docas do Pará, no Conselho Regional de Serviço Social, entre outros. Sheila também já coordenou a comunicação de diversas campanhas políticas em Belém e no interior do estado.


Jurados das categoria Telejornalismo e Radiojornalismo

Ney Messias

Radialista, jornalista, produtor cultural, produtor executivo Terruá Pará, vencedor do prêmio de projeto especial de música brasileira da Associação Paulista de críticos de arte 2014. Produtor executivo www.boulevarte.com.br e do www.veraboia.com.brk. Sócio proprietário da AhhGora Mkt Digital, produção cultural e branded Content. MBA em marketing com o TCC "Feira da Beira" que estabeleceu a viabilidade econômico/financeira para criação de uma ampla área cultural (teatros, cinemas, áreas para exposição de economia criativa, etc,..) na área da CATA, uma antiga industria textil, hoje fechada, que fica localizada às margens da baía do Guajará, em Belém.

Arcângela Sena

Mestre em Ciência da Comunicação, Cultura e Amazônia, pelo PPGCom/UFPA, com linha de pesquisa na área em mídia e cultura na Amazônia. Possui graduação em Publicidade (2001) e Jornalismo (1996) pela Universidade Federal do Pará. Possui MBA em Gerência de Jornalismo. Atuou durante 20 anos em rádio e telejornal. Passou pelos setores de produção, reportagem, até a última função como editora-chefe. Atualmente é coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade da faculdade Estácio do Pará, além de professora titular. Faz parte do corpo docente dos cursos de pós-graduação da Estácio FAP. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em rádio, telejornalismo, televisão e discursos. Faz parte do GEDAI, Grupo de Estudos, mediações, discursos e sociedades amazônicas.

Cleide Pinheiro

Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Fez o Curso Internacional de Comunicação Empresarial da Aberje e Syracuse Univesity e, ainda, o Curso de Gestão do Meio Ambiente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É sócia diretora da Temple Comunicação, atuando em consultoria de comunicação, criação de estratégias de para relacionamento com a comunidades e implantação de projetos e gestão de crises em comunicação. Também é Presidente da Rede Brasileira de Comunicação Empresarial (RBCE).


Jurados das categorias Fotojornalismo e #MeuBemPará

Geraldo Ramos

É fotógrafo nascido em Belém do Pará. Jornalista com formação em Artes Visuais, na década de 80 trabalhou como freelancer para a revista Veja. Nesse mesmo período dedicou-se à documentação de eventos e manifestações culturais para o Museu da Imagem e do Som do Pará, instituição em que atuou como diretor até 1991. Tem trabalhos publicados no livros “Ciência e Tecnologia na Amazônia” (Instituto Evandro Chagas), “Arigatô” (Secretaria Executiva de Cultura do Pará), “Pará cores e sentimentos” (Escrituras), além de fotolivros. Trabalhou como fotógrafo e editor das revistas Ver-o-Pará e Nosso Pará. Participou de exposições individuais e coletivas, e tem obras que integram o acervo do Museu da UFPA, Mufpa. Em 2017, foi o artista convidado da 8ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, e integra, como artista convidado, o documentário Retratos da Fé.

João Ramid

Cobre as áreas de jornalismo, publicidade, ciência, indústria e moda. Iniciou suas atividades em 1975, atuando em jornais, revistas e TV nacionais. Atua como free-lancer para a editora Abril e diversos periódicos de circulação nacional e internacional, como Time, Newsweek e Der Spiegel; para as agências Reuters e Associated Press, e é diretor da Agência Amazônia de Fotografia e Notícia, cobrindo toda a Amazônia.

Carlos Silva

Foi ccoordenadora da assessoria de comunicação da UFPA (2007-2009) e da Rádio Web UFPA (2009-2015). É professora do Departamento de Comunicação Social da UFRN, desenvolve projetos de pesquisa e extensão com o apoio de agências como CNPq e MEC, e também é professora da Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987); mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela UFPA (1996); doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo NAEA/UFPA (2004), com estágio de doutoramento na Universidade de Indiana (Anthropological Center for Training and Research on Global Environmental Change) e no Woods Hole Research Center, ambos nos USA. Concluiu, em 2013, o pós-doutoramento em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão do professor catedrático, Adriano Duarte Rodrigues.

Nando Torres

Gerente de Planejamento na Artplan. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Brasília. Possui dez anos de experiência em planejamento, com conhecimento em planejamento estratégico, branding, planos de mídia, planejamento digital e redes sociais. Iniciou a carreira trabalhando para a empresa júnior Doisnovemeia Publicidade. Passou pela agência Radiola Design & Publicidade, atuando como planner e mídia para inúmeras concorrências e empresas do segmento imobiliário. Em 2010, passou pela agência Monumenta Comunicação e Estratégia Sociais, trabalhando com planejamento para diversos segmentos de mercado, desde posicionamento de marcas, planejamento de campanhas e ações promocionais. Atuou também como gerente de planejamento digital na Monumenta e na agência Digital Group, trabalhando principalmente com projetos digitais. Foi gerente de planejamento na agência BorghiLowe, atendendo Caixa, Ministério da Saúde e TSE. Atualmente, é gerente de planejamento na Artplan, atendendo Caixa, Correios, Embratur, CNI e Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Já foi premiado em diversos prêmios nacionais e internacionais de publicidade como: Colunistas, Globes Awards, Clio Awards, New York Festivals, London Awards e Cannes Lions.